Introdução à Sociologia - Senso comum e conhecimento científico

Sociologia: A característica do olhar sociológico

Características do senso comum

O ser humano está a todo o momento buscando explicações sobre os fatos que observa em seu cotidiano. Essa forma de conhecimento da realidade pode ser chamada de senso comum. O senso comum é aquele pensamento mais imediato, superficial, cheio de sentimentos e muitas vezes carregado de preconceitos. O senso comum é um conjunto de saberes simples, pouco elaborados e resultam da experiência de vida e não de investigações científicas.

Características do conhecimento científico

O conhecimento científico é diferente do senso comum. A ciência através de seus métodos, teorias e conceitos é uma forma mais aprofundada de entendimento e explicação dos fenômenos que acontecem na realidade. O método científico procura evitar que julgamentos de valor, atrapalhem a análise dos fatos.

A Sociologia é uma ciência preocupada com os problemas que o homem enfrenta na vida em sociedade. O objetivo dessa disciplina no Ensino Médio é desenvolver um olhar sociológico que possibilite ao educando compreender o contexto social do mundo contemporâneo.

A principal atitude a ser desenvolvida com o olhar sociológico é a desnaturalização e o estranhamento. Ou seja, observar a realidade com certo distanciamento e objetividade, buscando sempre construir uma atitude de afastamento em relação a aquilo que lhe é familiar. Desenvolver um ponto de vista questionador em busca da compreensão e a explicação das razões de determinados fenômenos sociais, procurando não deixar que os preconceitos, as prenoções atrapalharem a análise e o entendimento das causas dos acontecimentos da vida em sociedade. O olhar sociológico procura questionar tudo aquilo que no comportamento humano parece como “natural” e imutável, negando aquela atitude “isso sempre foi assim, e vai continuar assim prá sempre”.