VISITA PEDAGÓGICA AO PARQUE BOTÂNICO DA VALE

Inaugurado em 2004, o Parque Botânico Vale (PBV) fica localizado dentro do Complexo Industrial de Tubarão (ES). Com uma área de 33 hectares, o parque está inserido no Cinturão Verde da Vale e mostra aos visitantes o processo de restauração florestal e preservação da Mata Atlântica, estabelecendo a integração entre a comunidade e a Vale.

O parque abriga mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, sagüis e várias espécies de aves que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes.

Nos dias 08 e 09 de maio de 2013, os alunos do 5º ano/9anos A/B visitaram o Parque Botânico da Vale. Visitamos o jardim Sensorial que tem como proposta estimular o equilíbrio, a percepção, o desenvolvimento físico e mental dos visitantes. Além disso, criar alternativas para a aprendizagem sobre cores, plantas e animais, entre outros elementos da natureza.

No primeiro momento foi feito a apresentação geral do espaço aos alunos com informações da rotina da visita. Todos os alunos foram informados que é necessário manter o silêncio no local para que pudessem ser explorados os cinco sentidos.

Depois da visita ao Jardim Sensorial visitamos a indústria. O orientador falou um pouco sobre a Vale e que ela é uma das maiores mineradoras do mundo.

Os alunos tiveram a oportunidade também de visitar o “Vagão do Conhecimento”__ biblioteca sobre trilhos que possui mesas, cadeiras e rampa de acesso para cadeirantes.

Como culminância da visita pedagógica os alunos fizeram um relatório individual sobre o que aprenderam, alcançando assim, o objetivo proposto que foi entender sobre o Meio Ambiente e consequentemente sua preservação.