PISM I E PISM III: Estrutura das Palavras

estrutura-das-palavras

AULA 3 - PISM I E PISM III - 40 Exercícios de Processos de Formação de Palavras

Exercícios Processo de Formação de palavras

1. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo:

a) ajoelhar / antebraço / assinatura

b) atraso / embarque / pesca

c) o jota / o sim / o tropeço

d) entrega / estupidez / sobreviver

e) antepor / exportação / sanguessuga

  Ler Mais

PISM I - AULA I - CONTO: “Quem conta um conto…”, Machado de Assis

images4

 

 

 

 

 

 

 

Eu compreendo que um homem goste de ver brigar galos ou de tomar rapé. O rapé dizem os tomistas que alivia o cérebro. A briga de galos é o Jockey Club dos pobres. O que eu não compreendo é o gosto de dar notícias.

E todavia quantas pessoas não conhecerá o leitor com essa singular vocação? O noveleiro não é tipo muito vulgar, mas também não é muito raro. Há família numerosa deles. São mais peritos e originais que outros. Não é noveleiro quem quer. É ofício que exige certas qualidades de bom cunho, quero dizer as mesmas que se exigem do homem de Estado. O noveleiro deve saber quando lhe convém dar uma notícia abruptamente, ou quando o efeito lhe pede certos preparativos: deve esperar a ocasião e adaptar-lhe os meios.

Não compreendo, como disse, o ofício de noveleiro. É coisa muito natural que um homem diga o que sabe a respeito de algum objeto; mas que tire satisfação disso, lá me custa a entender. Mais de uma vez tenho querido fazer indagações a este respeito; mas a certeza de que nenhum noveleiro confessa que o é, tem impedido a realização deste meu desejo. Não é só desejo, é também necessidade; ganha-se sempre em conhecer os caprichos do espírito humano.

O caso de que vou falar aos leitores tem por origem um noveleiro. Lê-se depressa, porque não é grande.


Ler Mais

PISM I - AULA 1: O CONTO

conto-dicionario

AULA 1: PISM I e PISM III: CLASSES GRAMATICAIS

01360003_o_verso_da_lingua

Leia um fragmento do livro clicando na TAG “oversodalíngua”, ao final do post.

O estudo das classes gramaticais tende a ser cansativo e infrutífero, quando elas são vistas e reconhecidas como formas isoladas, descontextualizadas. O escritor Juva Batella (visite o seu blog clicando na TAG “Blague do Juva” ao final do post) publicou aos 24 anos de idade, o romance gramatical “O Verso da Língua”, cujos personagens são algumas classes gramaticas, figuras de linguagem, sinais de pontuação, entre outros elementos gramaticais.

Ler Mais

BookCrossing

passo1

passo2

passo3

BookCrossing

O que é BookCrossing?
É uma Biblioteca Mundial. É uma rede social inteligente e ativa. É uma celebração da literatura e um lugar onde livros ganham uma nova vida. BookCrossing é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores. Existem atualmente 1.653.515 BookCrossers e 9.534.117 livros viajando por132 países. Nossa comunidade está transformando o mundo e tocando vidas de livro em livro.

Qual a nossa missão?
Muito simples, visamos conectar pessoas através de livros.

Como fazemos isso?
Etiquetar. Libertar. Seguir. Dê um sopro de vida nova aos livros em vez de deixar os seus favoritos acumulando poeira, passe-os adiante para outro leitor. Nosso sistema de arquivo e rastreamento online permite aos membros conectarem-se com outros leitores, fazer comentários e resenhas de literatura, trocar e seguir seus livros enquanto vidas são transformadas através de “ler e libertar”. Usuários são capazes de etiquetar e rastrear seus livros individuais gravando-os com números BCIDs (BookCrossing Identity - Identidade do BookCrossing). Cada BCID é único para cada livro – uma vez registrado em nosso site, ele pode então ser seguido e receber comentários eternamente. BookCrossing é grátis para se registrar e grátis para se divertir. Então não seja egoísta com seus livros - leia e liberte!

Quando e como começou?
Embora existam sites rastreando coisas como notas de dólar e figuras, o sócio Ron Hornbaker notou que nada existia para rastrear livros. Afinal de contas, livros são muito mais do que simples objetos, uma vez que possuem elementos de apego emocional e forte opinião; livros não foram somente itens coletados e revistos, mas foram intrinsicamente vividos. Este foi o berço que deu origem à nossa jornada. Com a ajuda da esposa de Ron, Kaori, e dos co-fundadores Bruce e Heather Pedersen, o site foi lançado em 21 de Abril de 2001. O site mantém uma maneira divertida de rastrear e compartilhar livros enquanto conecta pessoas a níveis mais profundos, usando livros para serem tijolo e cimento que construem as ótimas conversas.

Quem somos nós?
A equipe que continua a fazer tudo isto acontecer tem sua base em Sandpoint, Idaho. Entretanto, o site não poderia funcionar sem os voluntários generosos do BookCrossing do mundo todo que ajudam em diversos projetos, espalham o movimento, e lidam com questões de suporte.

Quem são os BookCrossers?
BookCrossers amam seus livros e amam lê-los. Eles tendem a ser as pessoas mais generosas, inovadoras, amigas do planeta, de bom coração, fantásticas, divertidas e educadas que você pode encontrar na face da Terra.

Em que lugar do mundo o BookCrossing está?
Aqui estão os top 10 países fazendo BookCrossing:
01. Estados Unidos da América: 29%
02. Alemanha: 16%
03. Reino Unido: 13%
04. Holanda: 11%
05. Finlândia: 10%
06. Canadá: 8%
07. Austrália: 5%
08. França: 4%
09. Portugal: 3%
10. Espanha: 1%

Há mais sobre o BookCrossing?
“Então eu posso seguir meus livros na Biblioteca Mundial. Isto é legal, mas há mais coisas?”

Pode apostar que há! Você pode…
Juntar-se à Biblioteca Mundial.
Gerenciar sua estante (online e offline).
Criar etiquetas customizadas para todos seus livros.
Encontrarr livros na sua vizinhaça ou ao redor do mundo pela página “Encontrar um Livro”.
Conversar nos fóruns sobre livros, autores ou outro assunto.
Iniciar um Ponto Oficial de BookCrossing (OBCZ - Official BookCrossing Zone) em sua livraria, escola, trabalho, cafeteria etc..
Conectar-se com membros de todo o mundo (online e offline).
Viajar para Convenções do BookCrossing (atualmente em 5 continentes).
Examinar comentários nos livros para determinar preferências de leitura e encontrar ótimos livros.
Comprar livros com desconto.
Compartilhar livros com outros BookCrossers.
Conferir o Recurso de Mapeamento e ver onde seus livros estiveram.
Participar de um Ato Aleatório de Bondade BookCrossing (RABCK - Random Act of BookCrossing Kindness).
Orientar um novato BookCrosser.
Ler nosso informativo para últimas notícias do mundo literário.
Seguir-nos no MySpace, Twitter, Snaptell e Facebook.
Enviar presentes virtuais para seus amigos e familiares no BookCrossing.
Participar de concursos e ganhar prêmios muito legais.
Envolver-se em libertações temáticas.
Ser publicado enviando seus artigos e foto para nosso informativo.

Bem-vindo

Boas-vindas aos meus alunos do do ensino médio. Boas-vindas aos meus alunos do Conexão Mais.

Que nosso ano seja repleto de trocas de conhecimento e experiências! Que o respeito mútuo guie nossas aulas, que a alegria nos motive, que os desafios sejam propostos e vencidos e, principalmente, que  Deus esteja presente entre nós, em todas as nossas aulas, abençoando-nos!