A Revolta dos Malês: um rico conteúdo para sala de aula

Professores e professoras,

Trago para vocês um texto muito interessante escrito pela Profa. Mary Del Priore. Trata-se de uma adaptação de um trecho de nova parte da coleção de História lançada por ela no último período,  “Histórias da Gente Brasileira: Império”, volume 2.

No texto ela aborda a Revolta dos Malês, o que chama de “A mais assustadora das revoltas” em um texto muito instigante que pode nos ajudar a pensar uma atividade em sala com nossos alunos. Essa revolta ganhou muito destaque na historiografia recente por ter sido organizada por muçulmanos, na maioria de origem ioruba, costumeiramente chamados nagôs na Bahia. Essa mistura de fatores socioculturais torna esse episódio histórico um prato cheio para debates em sala.

Como sabemos uma das características de nosso material é estimular os alunos a buscarem “outras versões” do conhecimento histórico para consolidar com eles a ideia de que existem muitas formas de se construir esse conhecimento.

A Revolta dos Malês aparece no conteúdo do oitavo ano, 4° volume e também na segunda série do Ensino Médio, 3° volume dos livros didáticos de História do SPE.

Para ler, clique aqui!

"Negro Muçulmano" de Debret

“Negro Muçulmano” de Debtret