O Jogo Minecraft e seu uso nas aulas de História

https://i.ytimg.com/vi/B_ZtBaqyNpw/maxresdefault.jpg

i.ytimg.com/vi/B_ZtBaqyNpw/maxresdefault.jpg

Olá, vocês conhecem o jogo minecraft? Se não conhecem ou apenas ouviram falar, tenho a certeza que seus alunos conhecem e boa parte joga. Mas o que este jogo pode contribuir para as suas aulas de História? Certamente muito.

Podemos entender o jogo como a possibilidade de construir maquetes na forma virtual, ou seja, você pode pedir para seu aluno construir a Bastilha com as ferramentas deste jogo. Tal qual a construção de uma maquete física, se o seu aluno apenas reproduzir a Bastilha, a construção do conhecimento fica bastante limitada, mas se a construção da famosa prisão francesa estiver relacionada a pesquisa sobre sua construção, seu uso pelo poder monárquico, a representação de sua tomada pela população de Paris no contexto da Revolução Francesa, já percebemos o aumento da densidade da aprendizagem.

Um grupo de professores conseguiu adaptar o jogo já existente para uma versão educativa, capaz de reproduzir qualquer estrutura existente na terra, desse esforço surgiu em 2011, o ,MinecraftEdu versão do jogo atualmente utilizada nas escolas. A Microsoft adquiriu o MinecraftEdu em janeiro de 2016.

Para acesso ao jogo e mais leituras indicamos os links das matérias publicadas nos jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de indicação de projetos.

Bom jogo e boa pesquisa