Pesquisa sociológica em sala de aula: explorando as possibilidades da Antropologia através da etnografia (2)

A antropologia é abordada no livro didático de Sociologia do SPE já no primeiro volume da 1ª série do Ensino Médio, na página 13. Esse primeiro volume é dedicado a explicar o surgimento das Ciências Sociais e suas divisões. Inclusive já na página 14 é possível que os alunos tomem contato com uma atividade sobre o antropólogo em campo, algo diretamente relacionado com  a etnografia.

Já os alunos da 2ª série estão estudando no 1º volume sobre Espaços da Cidade e Segregação Social, uma boa oportunidade para a compreensão de como os aspectos sociais estão relacionados aos aspectos urbanos em uma sociedade. Dessa forma é possível estabelecer relações entre modos de vida na geografia urbana.

O primeiro volume do livro didático da 3ª série, por sua vez, dedica-se a discutir o tema do poder e suas transversalidades, dentre elas a relação de poder e cultura. Esse é um bom momento para a abordagem antropológica. Como as diferentes sociedades concebem poder, dentro das suas diversidades culturais? Quais são os elementos culturais presentes nessas relações de poder?

Independente da série e do volume o que queremos frisar aqui é que existem boas oportunidades de abordar o tema com os alunos. No próximo texto vamos dar um encaminhamento mais prático de pesquisa para que vocês possam trabalhar em sala de aula com os alunos.

Indios Ticunas. Fonte: Albert Frisch - VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

Indios Ticunas. Fonte: Albert Frisch - VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.