Pesquisa sociológica em sala de aula: explorando as possibilidades da Antropologia através da etnografia (1)

Nessa série de textos trataremos como aplicar a pesquisa sociológica com nossos alunos do Ensino Médio, tendo como base atividades do livro didático de Sociologia do SPE. Nessa primeira etapa trataremos da etnografia.

A etnografia  tem como objetivo observar, descrever e analisar as práticas e costumes de um determinado grupo social. Visa uma abordagem profunda para identificar e extrair o máximo de elementos sobre aquele grupo. Pode ser utilizada para compreender sociedades indígenas, mas também para grupos urbanos que compartilham práticas sociais diversas.

Importante lembrar que a etnografia nasceu próxima da necessidade de compreender o “outro” nas transformações históricas do século XIX. Sendo assim, segue sendo uma técnica de pesquisa extremamente rica para que possamos, através desse conhecimento do outro, nos descontruir e desnaturalizar nossos hábitos culturais e sociais. Através da antropologia, em especial da pesquisa etnográfica temos a oportunidade de nos afastarmos do etnocentrismo. Temos pela frente uma excelente oportunidade educacional: ajudar nossos alunos a observar o mundo e descontruir suas próprias convicções como forma de entender melhor o mundo e viver melhor.

No próximo texto abordaremos como podemos usar o material do SPE nessa empreitada.

Vladimir Kozàk em campo. Foto: acervo de Paulo Soares Koehler

Vladimir Kozàk em campo. Foto: acervo de Paulo Soares Koehler