- História, Filosofia e Sociologia - http://blog.portalpositivo.com.br/hisfilsoc -

Trabalhando conceitos - a distopia em sala de aula

Postado por Beatriz Pinheiro de Campos em 5 de abril de 2016 às 7:40 PM em Sem categoria | 2 Comments

Olá professores!

Hoje vamos falar de distopia! Mas que conceito complexo, não? Na verdade falamos muito de distopia quando trabalhamos movimentos autoritaristas e totalitários e os nossos alunos são capazes de compreender os meandros políticos e sociais e, principalmente, qual seria o resultado pretendido por esses grupos.

Sabemos que os filmes são uma ótima ferramenta para trabalhar certos conceitos, principalmente em História!

Por isso indico a vocês o post do Site Cinetoscópio [1] que nos brinda com uma lista de 20 filmes que trabalham o conceito de distopia! Vale a pena conferir a lista, que conta com clássicos como Blade Runner e Laranja Mecânica, filmes que marcaram época, como Metrópolis de Fritz Lang (1927), e até filmes menos conhecidos como Akira, de Katsushiro Otomo (1988).

A cereja do bolo fica com o filme Brazil, 1985, dirigido pelo aclamado Monty Python Terry Gilliam, que é uma indicação interessantíssima para discutirmos com nossos alunos, inclusive para instigá-los do por que do título do filme ser Brazil, sendo que o filme foi lançado após o final do complicado período da ditadura cívico-militar no Brasil.

brazil1 [1]

E aí professor, animado para essa empreitada? Como você trabalharia alguns filmes dessa lista em sala de aula? Estamos animados para saber!

Aguardo os comentários de vocês!

Abraço,

Beatriz.


Artigo impresso de História, Filosofia e Sociologia: http://blog.portalpositivo.com.br/hisfilsoc

Endereço do artigo: http://blog.portalpositivo.com.br/hisfilsoc/2016/04/05/trabalhando-conceitos-a-distopia-em-sala-de-aula/

Endereços neste artigo:

[1] Site Cinetoscópio: http://cinetoscopio.com.br/2015/10/24/20-grandes-filmes-distopicos-que-valem-o-seu-tempo/3/

© 2016 História, Filosofia e Sociologia. Todos direitos reservados.