Trabalhando conceitos - a distopia em sala de aula

Olá professores!

Hoje vamos falar de distopia! Mas que conceito complexo, não? Na verdade falamos muito de distopia quando trabalhamos movimentos autoritaristas e totalitários e os nossos alunos são capazes de compreender os meandros políticos e sociais e, principalmente, qual seria o resultado pretendido por esses grupos.

Sabemos que os filmes são uma ótima ferramenta para trabalhar certos conceitos, principalmente em História!

Por isso indico a vocês o post do Site Cinetoscópio que nos brinda com uma lista de 20 filmes que trabalham o conceito de distopia! Vale a pena conferir a lista, que conta com clássicos como Blade Runner e Laranja Mecânica, filmes que marcaram época, como Metrópolis de Fritz Lang (1927), e até filmes menos conhecidos como Akira, de Katsushiro Otomo (1988).

A cereja do bolo fica com o filme Brazil, 1985, dirigido pelo aclamado Monty Python Terry Gilliam, que é uma indicação interessantíssima para discutirmos com nossos alunos, inclusive para instigá-los do por que do título do filme ser Brazil, sendo que o filme foi lançado após o final do complicado período da ditadura cívico-militar no Brasil.

brazil1

E aí professor, animado para essa empreitada? Como você trabalharia alguns filmes dessa lista em sala de aula? Estamos animados para saber!

Aguardo os comentários de vocês!

Abraço,

Beatriz.