LIVRO EM SALA DE AULA: África explicada aos meus filhos

africa_215

Nada menos do que quatro questões do ENEM de 2013 tiveram como conteúdo África ou africanidade no Brasil. Concordo com a análise que isso indica uma mensagem do MEC: o conteúdo que está relacionado com África precisa ganhar mais ênfase em sala de aula e deixar de ser visto tanto pelos educadores quanto pelos alunos como algo exótico e sem nenhuma relação com a história de nosso país.
Caso você, educador, esteja pensando em indicar uma leitura para o seu aluno, ou você mesmo esteja interessado em conhecer mais sobre o continente africano, indico o livro de Alberto da Costa e Silva, A África explicada aos meus filhos, da Editora Agir.
Alberto da Costa e Silva tem o talento de ser erudito sem ser enfadonho. O livro não é dividido em capítulos, mas sim em “conversas” – como se o autor estivesse conversando com os seus filhos sobre a África.
Os temas são de relevância: imperialismo, os reinos africanos e suas características, as religiões africanas, escravidão, apartheid, etc.
Como afirmei, a linguagem do autor é simples. Um aluno do Ensino Médio não teria dificuldade de acompanhar. O único equívoco do livro é não apresentar ao leitor nenhum mapa do continente africano, facilitando a compreensão e localização de alguns reinos e cidades.
Tirando essa questão, é uma excelente introdução a um conteúdo que cada vez mais terá importância a nós, educadores.