PARA REFLETIR: Diálogo entre sociólogos

sociologia-no-ensino-medio

Educador, você conhece a coleção de DVD’s “Sociologia no Ensino Médio: questões práticas”? Neste DVD, produzido pela ATTA, há um diálogo entre dois sociólogos (Amaury Cesar Moraes e Nelson D. Jomazi), tendo como problemática as seguintes questões:

• Como pensar num currículo de Sociologia para o Ensino Médio? Quais temas são pertinentes?
• Qual o melhor formato para uma aula?
• Quais as ferramentas didáticas (cinema, televisão) que o professor necessita usar em sala de aula para atrair e suscitar a imaginação sociologia do aluno? Como usar esses recursos?

Fica claro que o público-alvo do diálogo é o professor de Sociologia que acabou de sair da Universidade e agora se vê no desafio de dar aulas para adolescentes. Tanto Amaury, quanto Nelson tem uma visão crítica do que eles entendem como uma tentação do professor recém-ingresso no ambiente escolar, em criar “mini-sociólogos” (ou seja, a repetição do curso da faculdade na escola).

Entretanto, ambos entendem que a Sociologia no Ensino Médio tem um papel central na formação intelectual do aluno: levar o aluno a estranhar a realidade que o cerca, não a vendo como imutável e natural.