Membros da banda

James Hetfield - VOCALISTA

Lars Ulrich - BATERISTA

Robert Trujillo - BAIXISTA

Kirk Hammet - GUITARRISTA

Matemática

Música e Matemática

A relação harmoniosa entre sons e números

Na sua definição mais simples, Música é “ritmo e som”. Ou seja, é uma combinação de sons executados em determinada cadência. A importância da Matemática na Música está presente desde a concepção mais fundamental do que é “som musical” e do que é “ritmo”.

Os sons com os quais podemos criar nossas músicas constituem o que chamamos de “escala musical”. Eles são definidos a partir de relações matemáticas muito precisas e, quando combinados de determinadas maneiras, podem produzir resultados agradáveis aos nossos ouvidos. Essas relações matemáticas, junto com as características intrínsecas das vibrações sonoras, são a base para a “harmonia” na superposição dos sons musicais.

Por outro lado, a maneira como encadeamos os sons em nossas músicas também segue regras com fundamentos matemáticos. Todos os tipos de “ritmos” que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura.

Conhecer essas influências matemáticas é, antes de tudo, conhecer a essência da própria Música.

Relação entre o Rock e a Matemática

Math Rock nasceu no fim dos anos 80 quase junto com o Post-Rock (estilos que derivaram do Rock Progressivo de uma década atrás) e, a partir daí tomaram caminhos diferentes. Enquanto um soa mais técnico, o outro parte para a mais pura passionalidade musical. O Rock matemático, quando foi criado, primava puramente pela racionalidade e em seu mais de 20 anos sofreu uma série de mudanças, reinvenções e fusões que o deixou um pouco menos cabeça, mas não menos técnico.

O estilo se apoia em dois pilares o ritmo fragmentado, criado pela quebra constante no ritmo da bateria (enquanto canções clássicas de Rock seguem o tempo 4/4 em toda a música, no Math Rock os tempos são irregulares e complexos, como 6/5, 11/8 ou 13/8) e o tapping, técnica que consiste em bater nas cordas da guitarra ou baixo pra criar uma sonoridade diferente. Essa é a fórmula básica do gênero, mas dá pra chegar a resultados completamente diferentes adicionando a ele outros elementos.

Math Rock + Post-Hardcore =

Essa é uma união que era bem comum nos anos 90, especialmente pelo produtor/músico Steve Albini, que esteve presente em algumas bandas e produziu mais uma infinidade de outras, sendo umas das mais expressivas foi a Shellac, que existe até hoje. A Tera Melos é outra banda importantíssima por fazer essa mistura da técnica matemática com os vocais e guitarras características do Post-Hardcore e é considerada por muitos uma das bandas mais influentes do Math Rock.

Relação da Matemática com as notas musicais

Os símbolos das notas músicais indicam o tempo que elas devem ser executadas, em função de uma unidade qualquer de tempo (isso dependedará do ritmo). Na ordem a seguir - semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa:

Isso quer dizer que quanto mais enfeitada estiver a nota… mas rápida ela é!

A posição nas linhas indicará a nota (Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá e Sí)

Biologia

Os fatos relevantes nas Ciência Biológica durante o período de vida da banda Metallica

O embriologista escocês Ian Wilmut cria em laboratório, em 1997, o primeiro clone de um mamífero adulto: a ovelha Dolly.

Dolly foi símbolo de tanto destaque e controvérsias porque foi o primeiro mamífero a ser clonado. Tal procedimento foi feito a partir de células adultas: o núcleo de uma célula das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça Finn Dorset (cabeça branca) foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma fêmea da raça Scottish Blackface (cabeça preta). Outra ovelha de cabeça preta gerou Dolly, que nasceu idêntica ao primeiro animal citado.

Vale ressaltar que, para o procedimento, utilizar “mães” de fenótipos distintos foi uma maneira dos cientistas obterem um melhor controle quanto à possibilidade das características destas fêmeas serem misturadas. Este foi feito entre 1995 e 1996, mas foi publicado somente no ano seguinte.

Jornal Nacional - Clonagem da ovelha Dolly (1997)

Cocaína

Erythroxylon coca é uma planta encontrada na América Central e América do Sul. Essas folhas são utilizadas, pelo povo andino, para mascar ou como componente de chás, com a função de aliviar os sintomas decorrentes das grandes altitudes. Entretanto, uma substância alcaloide que constitui cerca de 10% desta parte da planta, chamada benzoilmetilecgonina, é capaz de provocar sérios problemas de saúde e também sociais.

Queda do muro de Berlim

Antes de tudo, o muro de Berlim era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a guerra fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Republica Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; eRepublica Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistassimpatizantes do regime totalitário soviético, o muro foi construído na madrugada de 13 de agosto de 1961.

Sociologia

Lançaram moda?

Sim. Roupas pretas, cabelos coloridos, botas, piercing e muitas tatuagens marcam o estilo dos fãs da banda Metallica.

Tomaram partido em algum processo político?

A banda não teve nenhum envolvimento em algum processo político

 Influenciaram de alguma forma a sociedade?

Antes do Metallica, o metal era ouvido por um grupo bem mais restrito de pessoas, no entanto, o Metallica mudou tudo isso e praticamente inventou a thrash metal* como é hoje. Álbuns como o Master of Puppets, Justice for all e Kill em All literalmente fizeram esse gênero ter um novo olhar. E detalhe, mesmo décadas depois, esses álbuns continuam a influenciar gerações.

*Tanto para os fãs antigos como para quem o toca, basicamente thrash metal seria o peso do metal tradicional, aliado à velocidade extrema, mas com melodias explícitas.

Suas letras trazem alguma reflexão sobre questões sociais? Quais?

Justice for All é uma canção do álbum homônimo da banda Metallica, lançado em 25 de agosto de 1988 e que vendeu mais de 8 milhões de cópias nos Estados Unidos. A temática obscura, contendo referências a injustiça no sistema de leis, supressão de liberdades, guerra,insanidade e ódio acompanham as canções deste álbum, assim como a faixa título, que fala exatamente sobre as injustiças do sistema judiciário, onde o que impera é o dinheiro, o suborno e a mentira.

História

Queda do muro de Berlim (1989)

Antes de tudo, o muro de Berlim era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a guerra fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Republica Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos ; e Republica Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime totalitário soviético , o muro foi construído na madrugada de 13 de agosto de 1961.

O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro  de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como “a queda do muro”. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.

A queda do muro foi um ato simbólico que marcou o fim da guerra fria. Muitas pessoas viram a abertura da fronteira na televisão e pouco depois marcharam à fronteira. Como muitas pessoas já dormiam quando a fronteira se abriu, na manhã do dia 10 de Novembro havia grandes multidões de pessoas querendo passar pela fronteira.

Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Muitas boates perto do Muro espontaneamente serviram cerveja gratuita, houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se. Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram para as Portas de Brandenburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais. O Bundestag (Parlamento da Alemanha) interrompeu as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram o hino nacional da Alemanha.

        

Fim do regime militar no Brasil (1985)

Primeiramente, o Regime ou Ditadura Militar no Brasil foi o regime autoritario que governou o país de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985. A implantação da ditadura começou com o golpe de 1964, quando as forças armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente esquerdista democraticamente eleito João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.

O final do governo militar de 1964 culminou com a hiperinflação, e grande parte das obras paralisadas pelos sertões do Brasil. Devido ao sistema de medição e pagamento estatal, as empreiteiras abandonaram as construções, máquinas, equipamentos e edificações.

Em 8 de maio de 1985, o congresso nacional aprovou emenda constitucional que acabava com alguns vestígios da ditadura. Algumas das medidas aprovadas:

· Por 458 votos na câmara e 62 no senado foi aprovada a eleição direta para presidente (mas em dois turnos);

Com apenas 32 votos contra na câmara e 2 no senado, foi aprovado o direito ao voto para os analfabetos;

· Os partidos comunistas deixaram de ser proibidos;

· Os prefeitos de capitais, estâncias hidrominerais e municípios considerados de segurança nacional voltariam a ser eleitos diretamente;

· O Distrito Federal passou a ser representado no Congresso Nacional por três senadores e oito deputados federais.

· Acabou com a fidelidade partidária;

Finalmente em 28 de junho, Sarney enviou a emenda constitucional que convocava a Assembleia Nacional constituinte, que foi aprovada em 22 de novembro (Emenda Constitucional 26). Na verdade, por uma conveniência política, a Constituinte seria composta pelos mesmos deputados legisladores.

Eleita em 15 de novembro de 1986 e empossada em 1 de fevereiro de 1987, a constituinte funcionou até 5 de outubro de 1988 quando foi promulgada a Constituição.

Geografia

Cidade: Los Angeles

Características Demográficas: desde 1980, com o crescimento da população a porcentagem do gasto foi vem variado de 5,4% até 17,5. O gentílico de Los Angeles são os angelenos.

Características Culturais: a cultura é voltada para o esporte e a cultura dos imigrantes. Sua localização geográfica permite a pratica do surf e esquiar em montanhas localizadas na cidade.

Características sociais: é a segunda cidade mais populosa do estado da Califórnia. Los Angeles é o centro mundial de comercio internacional.

Características econômicas: LA foi classificada a oitava cidade mais economicamente poderosa do mundo, sendo o centro industrial dos Estados Unidos. Embora tenha presenciado a queda da industria automobilística, outras industrias expandiram muito a cidade.

Ensino Religioso

A banda Metallica foi formada em 1981,mesmo ano que João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, durante audiência pública realizada sempre às quartas. O turco Mehemed Ali Agca disparou três vezes uma pistola Browning de nove milímetros a menos de sete metros de distância, ferindo gravemente o estômago, a mão esquerda e o cotovelo do pontífice.

No ano de 1983 Kirk Hammett se juntou à banda e passou a consistir a formação como guitarrista principal neste mesmo ano em Janeiro o Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas Sacrae Disciplinae Leges e em Março o Papa João Paulo II inicia uma visita à América Central, sendo fortemente contestado em Manágua.

No ano de 1986 que banda ganhou uma crescente base de fãs na comunidade de música underground, e alguns críticos dizem que o lançamento de Master of Puppets neste ano é um dos álbuns de thrash metal mais influentes e “pesados”. Neste ano teve O Dia Mundial de Oração pela Paz, que teve lugar em Assis no dia 27 de Outubro, foi uma fonte de inspiração para um grupo de Budistas no Japão. O saudoso Venerável Etai Yamada, Chefe do Budismo “Tendai” no Japão, foi convidado a participar nesse Dia de Oração pela Paz.Nessa época, já tinha mais de oitenta anos de idade. Depois do seu regresso ao Japão, organizou um Encontro inter-religioso, em Agosto de 1987, no Monte Hiei, um lugar sagrado para os Budistas, nos arredores de Kyoto

Em 2012, a banda fundou sua própria gravadora denominada Blackened Recordings, e adquiriu todos os direitos sob os seus álbuns de estúdio. Seu mais recente lançamento foi o DVD ao vivo “Quebec Magnetic”, lançado em 11 de dezembro de 2012, estreando na segunda posição do Top Music Videos da Billboard.E no mundo religioso ocorreu a Liberdade religiosa na Europa e nos EUA, os novos líderes dos coptas e dos anglicanos e foi o ano aonde o Papa viajou á Cuba,México e Líbano.

Filosofia

Metallica, uma banda existencialista, se inspira em situações do cotidiano para compor suas músicas. Temos como exemplo ”The God That Failed”, o tema central da música é a fé e confiança humana sobre uma força sobrenatural. A letra da canção foi inspirada na angústia que Hetfield sentiu quando sua mãe faleceu.

Sua mãe, Cynthia, morreu de câncer depois de recusar assistência médica, apenas contando com sua crença em Deus para curá-la. Hetfield sentiu que se ela não tivesse seguido suas crenças da Ciência Cristã ela poderia ter sobrevivido.

Existencialismo é uma corrente filosófica surgida entre os séculos XIX e XX, a qual tem por base a afirmação dos ideais de liberdade, responsabilidade e subjetividade do ser humano. Este, tem livre arbítrio e deve utilizar a razão para fazer as melhores escolhas. . Ou seja, nenhum “Deus” ou força superior é capaz de alterar a vida, somente suas escolhas que definem o que realmente ira acontecer.

O existencialismo foi inspirado nas obras de Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Fiódor Dostoievski, Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl e Martin Heidegger, tendo sido difundido principalmente por meio das obras de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.

Para os filósofos existencialistas contemporâneos, a existência humana é vista como algo muito rico e complexo. Por isso, é impossível ser enquadrada em sistematizações abstratas.

Espanhol

Nombre de la banda: Metallica

Nombre de los miembros: James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett, Robert Trujillo.

Cierra el nacimiento de su banda: los principios 1981

Donde surgio: Los Angeles, California

Qué los integrantes hacian antes: Kirk Hammett trabajó durante un tiempo en un Burger King en San Francisco. Lars Ulrich, cuando era niño soñaba con ser un jugador de tenis como su padre. James Hetfiel participó en otras bandas, como Obsession, Phantom Lord y Leather Charm. Robert Trujillo anteriormente jugó con Suicidal Tendencies, Negro Label Society, Infectious Grooves, Jerry Cantrell, Ozzy Osbourne.

Curiosidades acerca de su banda: La cubierta codiciado de Rolling Stone sólo Metallica tuvo éxito en 1991 en la cumbre del éxito con el “Álbum Negro”.

Con una carrera de más de 30 años, la banda ha vendido más de 100 millones de discos / CDs, lanzado 10 álbumes de estudio - además de una serie de grabaciones en vivo - y realizado más de 1.700 conciertos en 60 países diferentes.

Todas las canciones producidas, Suicide & Redemption es el más largo, con 9:57 minutos. Lanzado en 2008, el álbum Death Magnetic, la música llamó la atención por ser enteramente instrumentales - algo que Metallica no había hecho durante muchos años.

Inglês

Informations of the band

Full Name: Metallica

Date of Birth: year of 1981

Birthplace: Los Angeles, Califórnia

Like: Heavy Metal, Trash Metal, Hard Rock, Speed Metal, Modern Rock and Alternative Metal

An important fact: Metallica debuted a stage personalized to commemorate three decades of history, on July 28, in Mexico City during the first eight shows at Palacio de los Deportes. During the performance of “Enter Sandman”, one of the spotlights of the stage was defective. Two stage technicians were repairing, when suddenly one of them was swallowed by a huge flame!!!!!!!

Accident in Mexico - Metallica

Now rumors appear that everything was rehearsed and planned to happen. They say that the band tried to recreate the accident that was staged in the video of “Cunning Stunts.” In this 1998 video, the stage fell and exploded during “Enter Sandman” and a technician stage was set on fire and ran across the stage as was in flames.

Better works: Metallica’s third album is the best. He does not have the songs played on the radio or the videos that came on MTV, as some of their later releases, but it’s a musical prowess.